Desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma acessibilidade mais facilitada aos benefícios sociais e trabalhistas ao cidadão brasileiro, o Cartão Cidadão 2021 é um cartão magnético emitido e administrado pela Caixa Econômica Federal.
Além de possibilitar o acesso ao valor e informações dos seus benefícios, com este documento o beneficiário também consegue conferir o seu PIS de trabalhador.

Cartão Cidadão 2021
De um modo generalizado o cartão cidadão pode ser utilizado para a realização das seguintes ações:
- Imprimir extratos do seu FGTS;
- Realizar a consulta do seu saldo;
- Sacar o abono e rendimento do PIS 2021;
- Sacar o abono e rendimento do PASEP 2021;
- Sacar valores de parcelas do Seguro Desemprego;
- Fazer o levantamento de valores referentes ao Calendário Bolsa Família 2021;
- Sacar valores de outros programas ligados aos Programas sociais do Governo Federal.
Conteúdo
Como Fazer Cartão Cidadão 2021
A solicitação do cartão cidadão 2021 pode ser realizada de duas formas diferentes, porém independentemente do meio escolhido, é necessário que o interessado tenha consigo alguns documentos para poder seguir com a consulta e obter esse cartão, sendo que para poder se identificar, é necessário utilizar um dos documentos indicados, logo abaixo:
- Certidão Civil;
- CTPS;
- Carteira de Idade;
- Carteira de Habitação (modelo recente).
Além desses documentos, em alguns casos podem ser solicitados outros documentos para a comprovação do endereço, como o seu CEP.
Com esses documentos em mãos, você poderá seguir com a emissão do seu cartão, o que pode ser feito diretamente numa das agências da Caixa Econômica Federal ou por via telefone.
Depois que a solicitação do cartão tiver sido feita, o cidadão deverá esperar em torno de 15 dias para receber o documento, e ele é normalmente entregue no endereço cadastrado.
Como Solicitar o Cartão Cidadão
O Cartão Cidadão é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. O cartão pode ser solicitado das seguintes maneiras:
Presencialmente em uma agência Caixa
Vá até uma agência da Caixa com um documento com foto e um comprovante de residência e solicite o seu.
Por Telefone
Para solicitar por telefone basta ligar para o número 0800 726 0207. No momento do atendimento é preciso ter os seguintes documentos em mãos:
- CPF;
- Identidade;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor.
Essa solicitação não pode ser realizada de forma online.
Para que serve o Cartão Cidadão?
Esse cartão é utilizado para sacar benefícios sociais e para conferir informações sobre cadastro pessoal.
Os benefícios que podem ser utilizados através do cartão cidadão são:
- Abono Salarial;
- PIS;
- FGTS;
- Seguro Desemprego;
- Bolsa Família.
Consulta Saldo Cartão Cidadão
A consulta do saldo cartão cidadão pode ser feita por via online, e para isso o interessado somente precisa de seguir o procedimento descrito, logo abaixo:
- Comece por acessa o Site da Caixa Econômica Federal por este LINK;
- Na página que será apresentada insira o seu NIS (PIS/PASEP) e Senha. Se ainda não tiveres uma senha cadastrada, clique em “Cadastrar Senha” para teres uma.
- Feito isso, basta clicar em “OK” para seguir com a consultar.
Também é possível realizar a consulta saldo cartão cidadão 2021 por via do telefone da Caixa Econômica 0800-726-0207. A ligação efetuada para este número é totalmente gratuita para qualquer região do Brasil.
Cadastrar Senha no Cartão Cidadão
Depois de ter recebido o seu cartão será preciso cadastrar uma senha para utilizar com o mesmo. Através dessa senha o trabalhador poderá ter acesso aos programas administrados pela Caixa Econômica Federal.
Para cadastrar a senha ou então altera-la basta ir até uma agência da Caixa ou então ligar para a central de atendimento pelo número 0800 726 0207. Nas duas maneiras será preciso ter alguns documentos em mãos, como:
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Carteira de Identidade;
- Carteira de Habilitação;
- Carteira Funcional;
- Carteira de Identidade de Estrangeiros;
- Passaporte;
- Identidade Militar.

Documentos Necessários para pedir o cartão cidadão
Como Recuperar Senha
Para fazer o recadastramento da senha do seu cartão cidadão, o beneficiário precisa de se dirigir a uma casa lotérica ou ligar para a linha de atendimento da Caixa pelo telefone 0800 726 0207.
Em ambos os casos, para seguir com a recuperação da senha, é necessário que o portador do cartão tenha consigo o termo de responsabilidade assinado no momento do cadastro da senha anterior e um documento de identidade.
Como Tirar 2 Via Cartão Cidadão
Em caso de perda do cartão cidadão 2021, a caixa permite a realização de uma segunda via do mesmo. Para poder ter o cartão nesse tipo de situação é necessário que o beneficiário ligue para o telefone 0800-726-0207 ou vá diretamente a uma das agências da Caixa Econômica Federal.
Valendo lembrar que independentemente do meio de contato usado, em todo caso o interessado deve ter consigo o seu CPF e o número de RG.
Reply